PS de Ponte da Barca avança com novo nome oficial para as autárquicas
05 Março 2021, 10:07
Ontem, dia 3 de fevereiro, o PS de Ponte da Barca apresentou o novo nome da lista para as autárquicas, depois de ter sido anunciado, em janeiro, a candidatura de Pedro Sousa Lobo à autarquia barquense. O anúncio recaiu na figura de Irene Dantas, professora de História da Arte na Epralima e membro da Assembleia Municipal.
Alguns pormenores do projeto político do PS de Ponte da Barca já se encontram delineados e pensados, mas Irene Dantas, em declarações à Rádio Alto Minho, não revelou muito das suas linhas condutores tendo em conta que, de acordo com as suas palavras, a divulgação deve ser realizada em momento oportuno e pela voz de Pedro Sousa Lobo, o candidato para o município barquense. Para já, é possível promover ideias relacionadas com o desenvolvimento do concelho e a fixação dos jovens no município do Alto Minho.
Irene Dantas foi convidada para participar na lista de Pedro Sousa Lobo, nomeadamente tendo em conta as autárquicas de 2021, e admite que a decisão foi pensada e refletida. “A minha resposta não foi dada na hora, mas foi uma resolução que mereceu algum tempo de reflexão” e, nesse seguimento, para a parte integrante do processo político socialista em Ponte da Barca, a adesão, neste período em específico, partiu do respeito que sente por Sousa Lobo e de considerar que o candidato para a Câmara Municipal de Ponte da Barca é alguém que nunca abandonou o município barquense. Algo que também pesou na decisão tem a ver com o facto de acreditar que, em conjunto com outros membros, “é possível construir um projeto e trabalho diferente”.
Apesar de Irene Dantas considerar que o seu percurso no mundo da política ser ainda precoce e recente, a mesma afirma que sempre esteve a realizar atividades em prole da sociedade e da sua comunidade, sendo que “não via muito bem como é que podia transportar isso para a política”, acrescenta a também escritora. Contudo, em 2013, em convite do ex-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, a mesma entrou no ramo político, momento em que passou a perceber os processos e admite que percebeu que “existem aspetos que devem ser melhorados” e encontrou formas de contribuir na própria sociedade.
Tendo em conta o facto de ter afirmado que a política, pelo menos de forma profissional, ter arrancado, no seu percurso, em 2013, esse conceito já lhe interessava, sendo que sempre “se identificou com a ala mais à esquerda,” nomeadamente o Bloco de Esquerda durante o período universitário, referindo que “o seu lugar será sempre à esquerda tendo em conta os seus ideais e princípios”, afirma Irene Dantas.
Os restantes elementos da lista do PS para a Câmara Municipal de Ponte da Barca vão ser revelados brevemente.
Fotografia: Barca FM