Urgências na ULSAM só depois de ligar para o SNS 24
11 Novembro 2024, 14:19
A partir de quinta-feira, dia 14 de novembro , as urgência da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) só vão receber doentes referenciados pelo SNS 24 (808 24 24 24).
A ULSAM aderiu ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que pretende evitar idas desnecessárias às urgências e focar o atendimento a quem necessita realmente deste serviço.
“A grande diferença em relação ao que já acontecia com a linha SNS24 é que vai ser possível encaminhar os utentes para uma unidade de cuidados de saúde primários, com marcação de consulta na agenda dessa unidade”, explicou o presidente da ULSAM, João Porfírio Oliveira, em conferência de imprensa.
A ULS do Alto Minho vai assim reservar 1.800 consultas, por semana, na rede de cuidados de saúde primários, para casos menos graves.
O objetivo é reduzir em 10% admissões nos três serviços de urgência do distrito (Viana do Castelo, Monção e Ponte de Lima).
Atualmente, segundo dados avançados pela diretora do serviço de urgência do hospital, Soraia Oliveira, a afluência de casos não urgentes (pulseiras branca, azul ou verde) às urgências ronda “os 43% hospital de Santa Luzia, 52% em Ponte de Lima e os 61% em Monção”. “ Na urgência pediátrica, representa 51%”.
A ULSAM vai avançar nos próximos dias com uma campanha de divulgação deste projeto, que terá como embaixador o canoísta limiano Fernando Pimenta.