Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Vencedores da 10ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana anunciados em dia de homenagem ao escritor vianense

Rádio Alto Minho

08 Junho 2020, 11:32

Acessibilidade

Publicidade

No dia em que a Câmara Municipal de Viana do Castelo presta homenagem a Couto Viana, que foi autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo, são revelados os vencedores da 10ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana. Na presente edição, foram apresentados à fase final do concurso 37 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas, e o júri deliberou premiar um total de 12 trabalhos, distribuídos pelas várias modalidades e anos de escolaridade.

Recorde-se que este é um prémio escolar criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e dinamizado pela Biblioteca Municipal junto da comunidade educativa, pública e privada, do 1.º ciclo ao secundário, do concelho de Viana do Castelo, premiando a criatividade, a inovação e o talento dos alunos da comunidade. Nestas dez edições foram 427 trabalhos aceites a concurso, dos quais 128 foram premiados, com um valor total de 16.700 euros atribuídos aos vencedores.

O concurso tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e premiar produções literárias e artísticas da população estudantil infanto‐juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia.

Na modalidade CONTO (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Tiago de Castro Carvalho, com o conto “A missão ao Planeta Azul”; 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto “A PEDRA DA LUZ”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Beatriz Felgueiras da Cunha, com a obra “O Mundo da Tristeza”; Ensino Secundário, Ana Rita de Oliveira Marques, com o conto “Emulação”.

Na modalidade de POESIA (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Luna Teles Gomes, com a poesia “SER LIVRE, SER FELIZ”;  2.º Ciclo do Ensino Básico, Miguel Alves Pinto, com a proposta “O Mar”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Guilherme Pinto Correia, com a poesia “SAUDADE”; Ensino Secundário, Mafalda Reis Sendim Rodrigues, com a poesia intitulada “METAMORFOSE”.

Na modalidade de ENSAIO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, tendo vencido Maria Filipe da Ponte Guedes, do Ensino Secundário, com a obra “ENSAIO SOBRE ÁLBUM DE FAMÍLIA DE ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA”.

Na modalidade de ILUSTRAÇÃO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, de acordo com os seguintes níveis de escolaridade: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Maria Inês Felgueiras Gonçalves dos Reis Fernandes, com a Ilustração a partir do poema “Nove cores – Cinzento” do livro “Versos de cacaracá : poesia infantil”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Joana Duarte Abreu Cruz, com a Ilustração a partir do poema “A dor” do livro “Hospital: poema-reportagem”; Ensino Secundário, Inês de Cássia Meireis Amorim, com a Ilustração a partir do conto “Canta, puta de merda!” do livro “Que é que eu tenho, Maria Arnalda? E outros contos pícaros”.

António Manuel Couto Viana foi poeta, contista, dramaturgo, ensaísta e memorialista. Nascido em 1923, cresceu e viveu ligado às artes e às letras, tendo falecido em 2010. Publicou meia centena de livros de poesia e cerca de oitenta títulos de outros géneros literários, com destaque para livros de ensaios e memórias.

Passou a infância e juventude em Viana do Castelo e, aos 23 anos, mudou-se com a família para Lisboa. Aí, desde cedo dirigiu o seu interesse para o teatro, começando por colaborar como ator, cenógrafo e encenador no Teatro Estúdio do Salitre. Integrou a direção do Teatro do Ensaio Monumental e foi empresário e diretor do Teatro Gerifalto e também da Companhia Nacional do Teatro. 

A sua estreia literária aconteceu em 1948, com o livro de poemas “O Avestruz Lírico”. Além do teatro e da poesia, dedicou-se também à literatura infanto-juvenil, escrevendo e traduzindo livros e dirigindo publicações. Parte significativa da sua atividade teatral, como ator, encenador e autor, orientou-se para as crianças. O Município de Viana do Castelo atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural e dedicou-lhe uma sala na atual Biblioteca Municipal. 

Fotografia: Rádio Alto Minho / Todos os direitos reservados.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade