Viana acorda com sol laranja devido ao fumo dos incêndios
18 Setembro 2024, 9:27
A cidade de Viana do Castelo acordou, esta quarta-feira, com o sol alaranjado devido ao fumo dos incêndios que afetam a região norte do país. Sente-se o cheiro a fumo.
Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 desta quarta-feira a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental.
Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro continuam a ser os que mobilizam mais operacionais e outros meios.
Mais de 50 concelhos de nove distritos do continente estão esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em perigo máximo de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Braga e Bragança.
Sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
O Governo alargou até quinta-feira a situação de alerta devido ao risco de incêndios, face às previsões meteorológicas, anunciou a criação de uma equipa multidisciplinar para lidar com as consequências dos fogos e já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados.