c/VÍDEO:: VIANA: Ciclo de Órgão quer sensibilizar público para o património musical
14 Setembro 2022, 15:09
Sensibilizar a população de Viana do Castelo para o património ligado aos órgãos de tubos e para a boa música litúrgica são objetivos do segundo ciclo de Órgão de Viana do Castelo.
O evento decorre de 1 a 9 de outubro e percorre diversas igrejas do concelho.
”Este é um projeto diferente. Alia o património à música. O património também faz sentido quando é usado e é esse todo que este ciclo de música acrescenta a estes concertos”, referiu o presidente da Câmara de Viana do Castelo durante a apresentação do segundo ciclo de Órgão que decorreu na Igreja de São Domingos em Monserrate.
Para além dos concertos, o evento terá ainda uma masterclasse e formação de públicos.
”É outro detalhe que este evento acrescenta. Recorda que a música é uma atividade que nos acrescenta competências”, apontou Luís Nobre.
Já o bispo de Viana do Castelo referiu-se ao evento como “amplo de cultura”.
“Instrumental, poética, musical e patrimonial. Assente no órgão que é base da música ao longo dos séculos”, destacou João Lavrador, alertando para a necessidade de preservar os órgãos que existem pelas igrejas.
“Temos que trazer para o presente este património. Agradeço à Câmara toda ajuda neste campo do restauro. Uma sensibilidade que a Câmara de Viana do Castelo tem”, disse o bispo de Viana do Castelo.
O pároco Tiago Rodrigues, do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, referiu que “hoje, a consciência do órgão e do restauro é diferente e mais consciente, procurando preservar as caraterísticas originais de cada instrumento”.
“Viana do Castelo tem 22 preciosidades, estando 16 delas silenciadas há talvez mais de meio século. Seis destas preciosidades serão utilizadas nesta segunda edição deste ciclo”, declarou, assegurando que este evento quer valorizar estes instrumentos “na dimensão cultural, pedagógica e pastoral”.