Viana do Castelo com 2.700 lugares de estacionamento gratuito a partir de julho e até setembro
18 Junho 2020, 22:24
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a disponibilização, entre julho e setembro, de 2.700 lugares de estacionamento gratuito no centro histórico da cidade, para apoiar o comércio e restauração, afetados pela pandemia de covid-19.
Segundo a proposta aprovada esta quinta-feira em reunião ordinária, realizada no salão nobre dos antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em causa estão “mais 1.250 lugares de estacionamento gratuito, no parque de estacionamento do Campo d’Agonia e nos parcómetros, que se juntam ao estacionamento do parque junto ao Gil Eannes e outro estacionamento livre”.
A proposta, apresentada pelo vereador com a pasta da mobilidade, Luís Nobre, “enquadra-se no conjunto de medidas que o município de Viana do Castelo tem vindo a implementar desde o início do desconfinamento para alavancar e dinamizar os setores do comércio tradicional, restauração e bebidas”.
Os dois vereadores do PSD, Cristina Veiga e Hermenegildo Costa, congratularam-se com a medida, mas defenderam que “teria mais impacto com a redução das tarifas de utilização dos parques de estacionamento concessionados, cujos valores não estão em conformidade com as medidas de apoio para o combate à atual crise económica”.
“Esperamos que a implementação desta medida venha provar aquilo porque sempre pugnamos: o aumento do estacionamento gratuito e a redução dos tarifários dos parques concessionados como medida permanente”, sublinhou Cristina Veiga.