Viana do Castelo vai ter parque de estacionamento para 20 autocarros elétricos
07 Janeiro 2025, 14:41
A Câmara de Viana do Castelo provou, esta terça-feira, o projeto de execução e a abertura de concurso público para a construção de um parque de estacionamento de autocarros elétricos, por um valor de cerca de 1,3 milhões de euros.
A infraestrutura, com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento ficará localizada na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC).
O prazo de execução de obra foi determinado em 150 dias a contar da data da primeira consignação parcial.
O vereador do PSD, Paulo Vale e o vereador independente, Eduardo Teixeira votaram contra a proposta da autarquia. Já a vereadora do CDS, Ilda Novo, absteve-se e a vereadora da CDU, Cláudia Marinho votou a favor.
Recorde-se que, no passado dia 27 de dezembro, o executivo camarário aprovou a adjudicação e minuta de contrato de dois lotes, no valor de 5,124 milhões de euros, para a aquisição de 15 autocarros elétricos ou limpos, para que o município assuma o serviço público de transporte de passageiros urbano.
Para esta operação, Viana do Castelo já garantiu financiamento superior a 5 milhões de euros através do aviso “Investimento RP-C21-i12 – Descarbonização dos Transportes Públicos da Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência” para Descarbonização dos Transportes Públicos, sendo o único município beneficiado.
Esta iniciativa decorreu da decisão por parte do executivo em ser responsável por este serviço e desenvolvê-lo de um modo mais sustentável e adequado à população do seu território aquando da cessação do contrato de concessão em vigor, em setembro de 2025.
O objetivo é, assim, continuar a prestar o serviço já anteriormente estabelecido com os munícipes, mantendo a rede existente, introduzindo a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo, com a criação de duas novas linhas de modo a prestar um melhor serviço aos utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida.
Para a implementação deste serviço, a autarquia aprovou também, no mês de junho do ano passado, a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, agentes únicos de transportes coletivos da Câmara Municipal de Viana do Castelo.