VIANA: IL diz que a única saída da Junta da Areosa é eleições antecipadas
29 Setembro 2022, 16:09
O partido Iniciativa Liberal (IL), através do núcleo territorial de Viana do Castelo, aponta o dedo ao PS pela "ingovernabilidade da Junta de Freguesia de Areosa" e ao presidente da Câmara Municipal, e líder da Concelhia Socialista vianense, a quem não resta "uma única saída: eleições antecipadas".
Em nota de imprensa, após ter tido conhecimento da demissão do presidente da junta da Areosa, Rui Mesquita, o IL manifesta “repulsa” por aquilo que considerada ser o “mais recente logro dos socialistas do concelho”.
“Eleito há precisamente um ano, o presidente da Junta de Freguesia eleito pelo PS acaba de anunciar publicamente a sua demissão do cargo sem que, no entanto, esclareça os motivos que verdadeiramente levaram a esta fuga do Executivo”, frisa.
O IL recorda que há um ano, a então candidata à Assembleia de Freguesia de Areosa, Ivone Marques, denunciou publicamente “a situação calamitosa das contas da Junta de Freguesia, já então a raiar a falência técnica, bem como participou ao Ministério Público várias situações que poderiam configurar irregularidades orçamentais e processuais”.
“Na altura, o agora presidente demissionário de Junta de Freguesia, negou todas as acusações, acusou a candidata da IL de sede de protagonismo e chegou mesmo a afirmar que a situação financeira da Junta de Freguesia estava controlada”, refere o IL na nota de imprensa.
Para os liberais é claro que “um ano depois o cenário é muito diferente, mas para pior”.
“A dívida cresceu (há mesmo quem aponte valores já próximos de 1 milhão de euros), vários funcionários transitaram para a Câmara Municipal e um foi mesmo dispensado, a freguesia continua sem capela mortuária e, a única coisa que prolifera na localidade são as ervas e o lixo nos caminhos”, frisam.