Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Vila Nova de Cerveira vai representar Portugal na Bienal de Arte de Macau

Duarte Lago

07 Julho 2023, 16:30

Acessibilidade

Publicidade

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai ter, a partir de 1 de agosto e até 11 de outubro, um pavilhão na Bienal Internacional de Arte de Macau 2023 (Arte Macau).

O Instituto Cultural (IC) de Macau indicou que a exposição de Vila Nova de Cerveira, intitulada “A Metafísica da Sorte e a Ciência do Azar”, vai exibir uma seleção de 27 obras da coleção da FBAC de “artistas de diferentes países e gerações” e que o pavilhão comissariado vai mostrar “diferentes visões do mundo e refletir as consonâncias e contradições entre as tradições religiosas, superstições e ciências“.

Esta é uma internacionalização sem precedentes. A presença da FBAC na Arte Macau e numa região do globo que tanto diz aos portugueses é motivo de orgulho redobrado, por isso a nossa responsabilidade neste evento reveste-se da maior importância“, assumiu Rui Teixeira, presidente da FBAC.

Vamos representar Vila Nova de Cerveira e a história de um percurso de sucesso na criação artística e na descentralização cultural“, acrescentou.

A exposição da FBAC, apresentada pelo Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, vai estar patente no Antigo Estábulo Municipal de Gado Bovino de Macau.

A diretora do IC, Leong Wai Man, disse à Lusa que a escolha surgiu de “uma negociação mútua” com o consulado de Portugal e sublinhou que a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, realizada pela primeira vez em 1978, “é muito significativa“.

A Bienal Internacional de Arte de Macau 2023 é um evento cultural e artístico de grande escala e de nível internacional que tem como curador chefe Qiu Zhijie.

Com base no tema “A Estatística da Fortuna”, esta edição visa explorar a correlação entre ciência e religião, por meio de obras artísticas e contará com obras de mais de 200 artistas de 20 países e territórios, em 30 mostras espalhadas pela cidade.

O orçamento total do Arte Macau 2023, suportado pelo Governo, é de 12 milhões de patacas (1,4 milhões de euros), valor que não inclui os eventos organizados pelas seis operadoras de casinos, indicou à Lusa a presidente do IC.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho -

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Decathlon

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Sancho Panza Viana Grill
Rádio Alto Minho - Casa Rocha Tien 21
Rádio Alto Minho - Feelseg

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade