+ Minho: Petropneus, uma questão de confiança
Emissões: Sexta, 16.10.15 (12h30 e 18h30) | Domingo, 18.10.15 (20h)
Ouça aqui:
Uma longa historia de sucesso empresarial começa sempre da visão e do emprenho de ALGUÉM… da dedicação e da persistência de MUITOS… do crédito e da confiança depositada por TODOS…
Confiança… é precisamente a palavra-chave do programa desta semana…
É o lema de uma empresa com quase 140 anos de existência, apresentada de forma singular no jornal “Comércio do Porto”, num artigo publicado da década de 50 (ouvir áudio). E se este era o relato na década de 50, poucas duvidas haveria na altura de que a então denominada “Casa Oliveira”, se transformaria numa das principais referencias empresariais do Alto Minho…
Estivemos à conversa com António Amaral…
Sempre de sorriso aberto e com um especial brilho no olhar, característico de quem não esquece as suas raízes e se orgulha do seu passado, António Amaral, o atual diretor executivo desta “antiga” Casa Oliveira, falou-nos com prazer daquela que continua a ser na atualidade, uma das mais empreendedoras empresas do Alto Minho… A Petropneus!
Há 25 anos na liderança da empresa que atualmente comercializa combustíveis como o gás e gasóleo e que conta já com 4 oficinas de pneus e mecânica rápida espalhadas pelos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima, empregando mais de 4 dezenas de funcionários, preferencialmente residentes na zona de implantação dos respetivos pontos de venda, António Amaral, não perde tempo a destacar o principal ativo da empresa que dirige… O seu cliente.
Ecos do crescimento…
“Criamos Confiança” é um dos principais lemas da Petropneus… A confiança alicerçada ao longo de mais de um seculo de existência, onde sempre existiu o espaço à inovação e empreendedorismo.
Entre a história da empresa e o tempo da história, muitas são as memórias registadas nos manuscritos feitos à pena e provavelmente à luz da vela e que dão conta do dia-a-dia da empresa, que foi também pioneira no comércio de gás em garrafa (ouvir audio).
Um passado tão presente…
Com uma história tão rica e com tão pouco tempo para a relatar, concentramo-nos nos últimos anos da Petropneus. Um passado recente com uma gigante dinâmica de crescimento de espaços e serviços que curiosamente começa com a alteração de uma lei no país.
E se o lema da Petropneus é “criamos confiança”, talvez se possa dizer também que esse objetivo não é apontado exclusivamente ao cliente… Poderá até servir para descrever o clima e o tipo de relacionamento interno da empresa. À medida que a mesma se foi expandindo e com um cada vez maior número de colaboradores, António Amaral orgulha-se de promover uma relação de proximidade entre todos, incutindo-lhes os valores que ele próprio apreendeu e com os quais se identifica.
E aparentemente, essa relação de proximidade tem dado os seus frutos… Entre os muitos exemplos de longevidade na empresa, nesta entrevista, António Amaral destacou um funcionário em particular.
E se o crescimento da Petropneus sempre foi feito de forma sustentada, muitos são também os projetos que António Amaral tem para o futuro da empresa. Contudo, assegura-nos, o seu sonho passa sempre por fazer “bem” aquilo em que está envolvido.
Detentora do galardão PME excelência, empresa varias vezes premiada com pelo Grupo Michelin Euromaster do qual faz parte, a Petropneus é vivida de forma intensa no dia-a-dia de António Amaral, que diz circular regularmente entre os vários sectores da empresa.
Um inovador “hipermercado” em 1876 deu origem à maior rede de empresas de comércio de pneus do Alto Minho…
Petropneus, nos dias de hoje, significa comércio de pneus, serviços de mecânica rápida, limpeza de viaturas, comercio e distribuição de combustíveis, distribuição de Gás, instalação de sistemas de aquecimento e muito mais. Tem sede na Freguesia das Neves, 2 filiais em Viana do Castelo e uma em Ponte de Lima.
Os quase 140 anos de existência desta empresa familiar que atravessou varias gerações e seguramente com elas, diferentes géneros e estilos musicais, mereceram por parte de António Amaral, uma banda sonora particular para finalizar a nossa entrevista (ouvir áudio).
OUÇA A REPORTAGEM COMPLETA NO TOPO DA PÁGINA
+ Minho: Petropneus, uma questão de confiança
Emissões: Sexta, 16.10.15 (12h30 e 18h30) | Domingo, 18.10.15 (20h)
Ficha técnica:
Produção, apresentação e sonoplastia: Rui Gonçalves
Coordenação técnica: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative
Comentários