+Minho: “Restaurante Primavera – Meio século de história”
Emissões: Sexta, 02.09.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 04.09.16 (20h)
Se a vila de Caminha é reconhecida na vertente turística, fruto da sua riqueza em património histórico, cultural, arquitetónico e natural, a vertente gastronómica é também um dos estandartes desta vila banhada pelo Rio Minho que faz fronteira com a Galiza e se situa a escassos 25 km de Viana do Castelo.
Aqui encontramos um espaço repleto de história e uma das melhores unidades gastronómicas do Alto Minho: O Restaurante Primavera.
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
O Restaurante Primavera está em funcionamento há mais de meio século no centro histórico da vila de Caminha. Um restaurante de profundas raízes familiares, com capacidade para 36 pessoas, que continua a proporcionar excelentes experiências gastronómicas aos alto minhotos e a todos quantos procuram o concelho de Caminha como destino turístico e/ou de férias. Aida Barbosa é o rosto desta unidade, seguindo primeiramente os passos da sua avó e mais tarde da própria mãe.
O Cabrito à Serra D`Arga é uma das mais carismáticas receitas de família do restaurante Primavera, que apesar de ter passado por diversas gerações, não perdeu o seu sabor e qualidade de sempre. É indiscutivelmente uma das bandeiras deste espaço e uma referência incontornável para os clientes que recorrentemente visitam o espaço. Mas esse é apenas o ponto de partida de uma intensa viagem pelo mundo dos sabores que podemos encontrar neste espaço do centro histórico de Caminha. O peixe sempre fresco da costa, o Bacalhau à Primavera, a Pescada, o arroz e a Feijoada de marisco, a caldeirada à Pescador; o Linguado à Meunière, os Rojões à Moda do Minho, a Picanha e sobremesas caseiras e doces regionais, elevam cada refeição a verdadeiras experiencias sensoriais. E dada a caraterística familiar que o espaço tem, todas as novas receitas são também previamente aprovadas pela família que frequenta o espaço regularmente.
Como se percebe pelas especialidades que enumeramos atrás, a ementa do Restaurante Primavera prima pela essência da cozinha tradicional. Contudo a variedade é imensa e a inovação é constante (ouvir áudio).
O restaurante Primavera está na mesma família há mais de meio século. Aida Barbosa chegou à gestão do restaurante no ano 2000 e é membro da terceira geração da família que alimenta a continuidade deste espaço de excelência da gastronomia minhota. Um restaurante que emerge da inicialmente chamada “Casa de Pasto Primavera”, criada pela avó Vicência Ferreira e que comporta também a história da realidade de um país que à época vivia momentos conturbados.
A empresária mudou radicalmente a sua vida. Assumindo o restaurante de família, Aida Barbosa assumiu também o seu gosto pela cozinha e confessa que essa paixão é o grande motor da atividade que desempenha, muitas vezes dificultada pela sazonalidade do concelho onde está inserida a unidade.
No restaurante Primavera a criatividade não tem limites e como é fato em todas as refeições, o vinho e a sobremesa devem coroar sempre a excelência gastronómica do momento. Essa, é uma matéria bem estudada no Restaurante Primavera, com destaque para uma enormíssima variedade de vinhos e para o tradicional doce de chila no forno, produzido regularmente pela família (ouvir áudio).
O espaço, com algumas caraterísticas rústicas, paredes de pedra e madeiras nobres, reflete o conceito do Restaurante Primavera: Tradição e inovação.
Muitas vezes confundido com um espaço elitista, seja pela localização privilegiada ou ambiente criado, Aida Barbosa nega que o Restaurante Primavera tenha um serviço diferenciado, embora vá reforçando que a qualidade do mesmo e essencialmente da matéria prima usada, tem necessariamente custos aos quais não se consegue fujir. A qualidade dos produtos e o respetivo preço é contudo preocupação constante de Aida Barbosa. Manter uma excelente relação entre estes dois elementos é um dos objetivos do restaurante Primavera.
Estes e outros elementos têm feito do restaurante Primavera uma referência na gastronomia do Alto Minho. Clientes fieis que se vão desdobrando em gerações e que vão fazendo crescer a “família Primavera” (ouvir áudio).
“Em Caminha o inverno é muito grande”. A expressão é de Aida Barbosa, referindo-se à sazonalidade da vila como uma das principais dificuldades da atividade que desenvolve. Contudo, meio seculo de existência é um marco histórico na vida do restaurante Primavera. Tal feito só foi possível com a “dedicação” e o “empenho” de toda a equipa e família, garante Aida Barbosa (ouvir áudio).
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
+Minho: “Restaurante Primavera – Meio século de história”
Emissões: Sexta, 02.09.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 04.09.16 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative
Comentários