EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Fim da Noite (Ft. Bispo)
Kappa Jotta
Joao Saavedra

Acessibilidade

Publicidade


“Cabodel”
Emissões: Domingo, 06.04.25 (20h)

Este mês vamos conhecer a Cabodel, uma marca emergente no sector do mobiliário que nasceu no Minho com uma visão inovadora: transformar desperdícios industriais em peças de design únicas.

Sediada na Zona Industrial de Neiva em Viana do Castelo, a Cabodel é fruto da criatividade da Arygest, a sua empresa-mãe, a Cabodel reutiliza materiais como tubagens e elementos de serralharia para criar móveis que aliam identidade estética e funcionalidade.

Na emissão deste mês do +Viana vamos falar com Sandrine Rocha, responsável das empresas, e Andreia Santos, responsável de marketing que nos explicam como nasceu esta ideia de criar um a empresa que transforma desperdício em peças de mobiliário contemporâneo.

Começamos por tentar perceber a cadeia empresarial coma a Arytubo e a Arygest que levou à criação da Cabodel.

A Arytubo existe há cerca de 12 anos fundada pelo pai de Sandrine Rocha que assumiu com o seu marido a gestão das empresas em 2019. O negócio tinha sobretudo a ver com tubagem para a construção naval, mas também para outros serviços. Os recursos humanos dividem-se por Portugal e pelo estrangeiro.

A lei de Lavoisier de que “na natureza nada se cria, nada se perde e tudo se transforma” pode bem aplicar-se ao nascimento da Cabodel. O enveredar pela criação de peças de mobiliário nasceu de um gosto pessoal pela decoração e o ferro tem a vantagem de ser sólido, difícil de se estragar e tinham na empresa muita diversidade desse material que poderia resultar bem com os móveis. (ouvir áudio)


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:

Reprodutor de áudio


Nesta vertente de criação artística de peças de mobiliário é necessário o trabalho de um designer. Como foi equacionada esta necessidade pela direcção da empresa? Sandrine Rocha diz que contrataram um profissional da área para esse efeito.

Que tipos de peças podemos encontrar no catálogo da Cabodel. A nossa interlocutora diz-nos que predominam as mesas apoio, de centro e de televisão.

As peças são todas identificadas, como é o caso da Pisa, mesa de apoio com construção inclinada, bem como a Onda que são muito notadas no catálogo. (ouvir áudio)


Quisemos também saber como é que a Cabodel divulga este trabalho, que o catálogo, quer a existência da empresa junto do mercado. Andreia Santos, responsável de marketing é quem nos explica este ponto.

Qual o feedback que obtiveram dos visitantes da Feira In Projecta no Porto em que a Cabodel participou nos finais de Fevereiro?

As peças são definidas como contemporâneas e sofisticadas, mas adaptam-se a qualquer espaço? E são personalizáveis? Sandrine Rocha e Andreia Santos respondem-nos a estas questões e ainda nos falam dos preços de venda destas peças. (ouvir áudio)


Quanto à disponibilização da venda destes produtos, há o website da empresa direccionado para a venda ao publico, a que se acrescenta a venda a profissionais através de email e ainda o showroom.

Como os trabalhadores são os mesmos que executam os trabalhos nas empresas Arygest e Cabodel, como se estruturou a empresa para executar estes distintos serviços? Sandrine diz que no futuro terão de contratar para dar resposta às solicitações.

Decorrido um ano da existência da Cabodel, como tem sido a reposta em termos de vendas? Há encomendas que tiveram origem de visitantes da Feira que participaram no Porto.

Projetos futuros para a Cabodel agora que está decorrido um ano da sua criação, aposta-se na produção da nova colecção de peças e de participação de feiras. Sandrine Rocha dá-nos a conhecer esses objectivos e Andreia Santos, fala-nos dos projectos de divulgação futuras, nomeadamente a aposta no digital.

Para o final a música portuguesa fecha o nosso programa deste mês, como sempre uma escolha das nossas convidadas. (ouvir audio)


“Cabodel”
Emissões: Domingo, 06.04.25 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Publicidade

Siga-nos

Comentários

Publicidade