Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

+Viana: Padaria das Neves

Rádio Alto Minho

25 Maio 2018, 20:00

Acessibilidade

Publicidade


+Viana: “Padaria das Neves”
Emissões: Sexta, 25.05.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 27.05.18 (20h)


Com raízes em 1841, ano em que o trisavô de Pedro Sousa, atual CEO da empresa, iniciou o ramo de atividade no concelho de Barcelos e o introduziu definitivamente na família, a Padaria das Neves viria a ganhar uma nova vida e o nome que hoje detém durante o ano de 1970, altura em que o pai do atual gestor se mudou para o Lugar das Neves e coincidência do destino, se casou com a filha de um empresário do mesmo setor.

A pequena padaria que a trisavó fundou há 177 anos e “onde só se cozia broa, porque o pão de trigo era um luxo ao alcance de poucos”, além da pastelaria, transforma agora “2.500 quilos de farinha por dia, produz cerca de 75.000 mil pães por dia, seis mil por hora, de 22 qualidades e em 77 formatos”.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Pedro Sousa, assumiu o comando da Padaria das Neves durante o ano de 2001, dando assim continuidade ao um negócio de família que faz também ele questão de perpetuar. O empresário assume que “a continuidade da Padaria das Neves também já está garantida”, afirmando que não quer ver as duas filhas noutra indústria que não esta. De resto, a filha mais velha já trabalha na empresa depois de concluída a sua licenciatura em engenharia alimentar e o mesmo caminho deverá fazer a filha mais nova garante, acompanhando a irmã “assim que a sua vez chegar”.

Assumindo as rédeas da empresa numa altura de “mudanças no setor” e desde sempre apaixonado pela tecnologia, Pedro Sousa fez uma aposta clara na modernização da Padaria das Neves, implementando e desenvolvendo o sistema de “massas frescas” e a “produção em frio”.

Dos 300 kg de farinha diariamente transformados em 2001 aos atuais 2500, a Padaria das Neves tem feito uma aposta clara na inovação como ferramenta de otimização e crescimento. Exemplo disso é o fato da empresa ser atualmente pioneira no país na utilização de um programa informático, gerido através do telemóvel, de fermentação controlada à distância, permitindo assim otimizar o seu sistema produtivo e criar uma bitola de estabilidade na qualidade do pão (ouvir áudio).



A Padaria das Neves produz apenas para o retalho. Optando por não ter pontos de venda próprios, cerca de 85% da sua produção é “pão em massa” para cozer nos terminais dos seus clientes, que vão desde escolas, restaurantes ou padarias até às grandes superfícies, operando em quase todo o distrito de Viana do Castelo.

Tendo feito recentemente uma aposta clara na área do fabrico e distribuição de pastelaria, o próximo objetivo de Pedro Sousa é a internacionalização da empresa através do processo de ultracongelação de massa para exportação para as comunidades portuguesas espalhadas pela Europa, satisfazendo assim o chamado “mercado da saudade”.

Para atingir este “seu” objetivo, Pedro Sousa decidiu recentemente dar “novas asas” à empresa que lidera, construindo e inaugurando recentemente as novas instalações da Padaria das Neves em Mujães, num investimento “de capitais próprios”, superior a 2,5 milhões de euros.

As novas instalações, nasceram da reconversão do edifício da antiga Adega Cooperativa de Viana do Castelo, que entrou em insolvência em 2009. “Um edifício com memória, chegou a ter centenas de sócios e era o motor económico de Mujães e de todas as freguesias vizinhas”, recorda Pedro Sousa que, em 2015, adquiriu o imóvel à banca.

Não sendo fácil transformar um imóvel devoluto, completamente degradado e dando-lhe nova vida, a Padaria das Neves, agora equipada com auditório, refeitório e ótimas infra-estruturas de trabalho e conforto para os colaboradores, ganhou assim uma das “melhores instalações que existem no país”, garantindo assim todas as condições para os passos seguintes da sua estratégia (ouvir áudio).



Com uma frota de 11 viaturas e 30 colaboradores nos quadros da empresa, aos quais Pedro Sousa prevê ainda juntar mais 22 dentro de dois anos, o gestor identifica a “mecânica da logística” como um dos principais desafios desta atividade, sendo que a pressão da entrega dos produtos no timing previsto ou até mesmo as condições atmosféricas influenciam o normal funcionamento da empresa.

Com o objetivo de duplicar a produção atual, de forma sustentada, mantendo os padrões de qualidade, Pedro Sousa assume-se um “apaixonado” pela sua área de negócio, valorizando contudo e acima de tudo a sua equipa de trabalho.

“Paixão pelo trabalho, fazer bem e falhar o menos possível”, são os objetivos diários de Pedro Sousa, proprietário da Padaria das Neves.



OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Viana: “Padaria das Neves”
Emissões: Sexta, 25.05.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 27.05.18 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Homa Notícias – Abertura

Siga-nos

Comentários

Publicidade