“Silvauto”
Emissões: Domingo, 30.05.21 (20h)
Hoje vamos voltar ao mundo dos automóveis para conhecer a Silvauto de Abraão Silva. Trata-se de uma oficina, que se dedicam sobretudo à chaparia e pintura e está sediada em Perre, Viana do Castelo.
Ainda jovem a viver em França, foi depois da morte da sua mãe que o nosso convidado regressou a Portugal, onde acabou por pôr em prática o gosto que tinha por arranjar automóveis que, de resto, já vinha da altura em que passava férias em Portugal e ajudava um cunhado que se dedicava à manutenção de automóveis.
Depois de trabalhar em várias oficinas, acabou por se estabelecer por conta própria criando o seu próprio negócio ligado ao restauro de veículos.
O seu interesse na manutenção de automóveis sempre foi mais direccionado para a carroçaria.
Quando lhe perguntamos porquê a o interesse pelo restauro da chaparia automóvel, a resposta é eloquente.
Que tipo de formação adquiriu para reabilitar diversos tipos de automóveis, com diferentes tipos de componentes. Abraão Silva diz que além dos diversos tipos de materiais que constituem o veículo a reconstruir, também depende muito do estado em que se encontra.(ouvir audio)
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
O cliente é a peça fundamental de qualquer negócio. Que cliente procura a Silvauto e que tipo de trabalho é mais solicitado?
Na Silvauto, os recursos humanos já foram em maior número; no presente são três entre chapeiros e pintores e a atribuição de tarefas tem de ser bem gerida, porque há serviços que demoram muito tempo, e outros bem mais rápidos. Essa gestão é importante para o dia a dia da oficina.(ouvir audio)
Uma das particularidades do serviço na Silvauto é a recuperação de automóveis clássicos, uma das paixões de Abraão Silva, que não é nova…
Numa actividade como esta, tão especifica, é fácil encontrar os materiais e peças que são necessárias para proceder aos restauros?
A nível nacional aparecem cada vez mais oficinas que se dedicam ao restauro de clássicos
Também há cada vez mais mercado de carros clássicos.(ouvir áudio)
Para o futuro, a ideia é continuar a trabalhar em todo o tipo de veículos, mas continuar a dedicar-se mais aos veículos clássicos.
Quase no final do programa deste mês, quisemos saber quanto tempo é necessário em média para reparar e reabilitar um automóvel clássico.
O programa termina com um tema musical que ele próprio é também um clássico na voz de Willie Nelson.(ouvir audio)
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
“Silvauto”
Emissões: Domingo, 30.05.21 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative
Comentários