O primeiro-ministro vai avaliar, esta terça-feira, as condições para declarar o fim da crise energética e convocar o Conselho de Ministros para esse efeito. A decisão será tomada no final de uma visita de António Costa à Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).
A visita de António Costa à ENSE está agendada para as 08:00, e servirá para “avaliar as condições para declarar fim da crise energética e convocar o Conselho de Ministros eletrónico para o efeito”.
O Conselho de Ministros declarou no dia 9 de agosto a situação de crise energética, para o período compreendido entre as 23:59 desse dia e as 23:59 de 21 de agosto, para todo o território nacional.
A greve começou na segunda-feira, 12 de agosto, e foi marcada por tempo indeterminado. Na quinta-feira, o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) desconvocou a paralisação, mas o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas manteve-a e só hoje desconvocou o protesto, após um plenário de trabalhadores.
Para esta terça-feira está ainda marcada uma reunião no Ministério das Infraestruturas e Habitação, em Lisboa, com vista à retoma das negociações entre a associação patronal Antram e o SNMMP.