Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Opinião

Filme “Alma Viva” de Cristèle Alves Meira estreia-se quinta-feira nas salas de cinema

Filme “Alma Viva” de Cristèle Alves Meira estreia-se quinta-feira nas salas de cinema

29 Outubro 2022, 14:38

Acessibilidade

Publicidade

O filme “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira e candidato de Portugal aos Óscares, em 2023, estreia-se na quinta-feira nas salas de cinema portuguesas, foi hoje anunciado.

A produtora e distribuidora Midas Filmes anunciou que a película vai estrear-se em mais de 30 salas de cinema de todo o país, de Lisboa a Porto, passando por Braga, Coimbra, Leiria, Viana do Castelo e Viseu, estando agendadas sessões especiais em Aveiro, Castelo Branco, Estarreja, Funchal, Fundão, Santarém, Tavira e Tomar.

A antestreia do filme acontece hoje na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, estando ainda previstas também sessões antecipadas em Vimioso (concelho em que o filme foi rodado), Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Viana do Castelo e Porto.

A Midas deu ainda conta de que o filme recebeu o Prémio Pilar Miró para Melhor Novo Realizador, atribuído na Semana Internacional de Cinema de Valladolid, em Espanha.

A distinção surgiu após a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes, após outras distinções de outros festivais.

“Alma Viva”, produzido pela Midas Filmes em coprodução com França e Bélgica, é a primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira.

O filme, um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura transmontana, foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas; e as filmagens, feitas no verão passado, contaram sobretudo com atores não profissionais da localidade.

O filme é também um retrato da emigração portuguesa, das famílias que se separam entre os que ficam e os que partem, e das complexas diferenças sociais e económicas que daí nascem.

Filha de um minhoto e de uma transmontana que emigraram para França, Cristèle Alves Meira mantém a ligação a Portugal e às origens dos pais e assume que este filme tem um pendor autobiográfico, mesmo sendo uma ficção.

Além de “Alma Viva”, os membros da Academia Portuguesa de Cinema tinham outros quatro filmes a votação: “Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, “Mal Viver”, de João Canijo, “Restos do Vento”, de Tiago Guedes, e “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Graciano.

A 95.ª edição dos Óscares está marcada para 12 de março, em Los Angeles, Estados Unidos.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade