Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Missa em Santa Luzia junta “diversos fiéis” em dia de peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus

Rádio Alto Minho

21 Junho 2020, 17:54

Acessibilidade

Publicidade

A missa hoje celebrada ao ar livre, em Santa Luzia, pelo bispo de Viana do Castelo, no final da peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus juntou "diversos fiéis" que, segundo uma nota da diocese, "observaram todas as regras de segurança" impostas pela pandemia de covid-19.

Na imagem que acompanha a nota enviada pela diocese, sobre a eucaristia celebrada pelo bispo Anacleto Oliveira, são visíveis centenas de pessoas a assistir à missa, no parque das Tílias, junto ao santuário diocesano de Santa Luzia.

“A celebração contou com a presença de diversos fiéis, muitos dos quais se dirigiram a pé até ao Santuário, observando todas as regras de segurança. Estiveram também presentes vários sacerdotes e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa”, refere a diocese nota enviada.

O segundo comandante da PSP de Viana do Castelo, adiantou que “a peregrinação correu bem, com a presença de muita gente, mas com respeito pelas normas de segurança”

“A PSP esteve no local e não houve necessidade de qualquer intervenção”, referiu Raul Curva.

No entanto, o responsável adiantou que a Polícia de Segurança Pública “teve de condicionar o trânsito de viaturas no acesso a Santa Luzia para que as pessoas tivessem espaço para manter a distância”.

“De uma forma geral foram cumpridas as normas da Direção Geral da Saúde”, referiu.

Durante a missa, acrescenta da diocese, o bispo “exortou ao cumprimento das orientações das autoridades de saúde”, e “lamentou que alguns episódios conhecidos nos últimos dias façam com que Portugal não seja hoje tão bom exemplo como há umas semanas”, lembrando “as palavras do Papa Francisco: prudência e segurança”.

A nota acrescenta que, “apesar da peregrinação não se ter realizado nos moldes habituais”, o bispo presidiu à eucaristia, tendo observado a mesma “nasceu de um voto feito em plena epidemia, a febre pneumónica, que dizimou tanta gente”.

“Sinceramente, nunca imaginei que passados cem anos pudéssemos estar impedidos de a realizar precisamente pela mesma razão que esteve na sua origem. O que significará isto?”, questionou, apontando a resposta: “Que temos de viver esta peregrinação com o mesmo espírito com que ela nasceu: com uma prece sentida ao Senhor para que nos livre desta pandemia que nos impede de retomar a normalidade”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade