IPVC – O Minho Académico
5 Minutos com a academia do distrito!
A vida académica, a instituição, a oferta formativa, os projectos, os professores, os alunos. O quotidiano do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e as suas ligações ao meio onde está inserido.
Temas desta edição:
Em debate os Cuidados Paliativos Pediátricos
ALTO MINHO RECEBE CONGRESSO
Viana do Castelo recebe nos dias 20, 21 e 22 de Outubro ‘16 o Congresso subordinado ao tema “Cuidados Paliativos Pediátricos do Alto Minho”, numa organização do Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESS-IPVC], que reunirá especialistas da área para o maior debate sobre o tema.
“Dinamizar um espaço de partilha, análise, reflexão e discussão sobre cuidados paliativos pediátricos” é, segundo a organização, um dos objetivos da iniciativa. “A questão dos cuidados paliativos pediátricos tem sido pouco discutida e pouco valorizada pela sociedade”, comenta Manuela Cerqueira, Docente da ESS-IPVC e membro da organização. “Trata-se de uma área emergente, de um direito e de uma necessidade de dotar as regiões de respostas específicas desse âmbito”, sublinha ainda a Docente justificando a realização da iniciativa.
O Congresso é dirigido a estudantes, profissionais de saúde e/ou de outras áreas, sendo que as inscrições já se encontram disponíveis no site do Congresso, bem como a submissão de comunicações, que podem ser apresentadas em três idiomas, português, espanhol e inglês. Consulte regulamento para a submissão das comunicações/resumos
Com vista a planificar projectos com os parceiros
IPVC PRESENTE EM ENCONTROS INTERNACIONAIS.
No âmbito do projeto internacional Global Schools, decorreu em Itália, o encontro internacional com os parceiros dos países do projeto, com vista a planificar o 2º semestre deste 2º ano do projeto.
O projeto é constituído por dez países parceiros – Áustria, Bulgária, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Reino Unido e República Checa.
Decorreu ainda o X Seminário Internacional de Educação Intercultural, sob o tema “Educação para a Cidadania Global. Um novo currículo para as escolas”. Para além da representação do IPVC, a equipa portuguesa contou ainda com a presença de docentes envolvidos na formação contínua de professores do agrupamento de escolas de Barroselas, e do agrupamento de escolas Pintor José de Brito, Santa Marta.
Neste Seminário, La Salete Coelho dinamizou ainda um workshop, com o título “Un altro mondo è possibile. Pensare una economia diversa”.
Estiveram presentes 215 participantes, sendo 150 docentes italianos/as e 75 outros/as convidados/as parceiros em projetos.
O projeto Global Schools: Aprender a (con)viver é financiado pela Comissão Europeia e envolve, a nível nacional, o IPVC, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os sete agrupamentos do município e duas Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) – o Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e a Fundação Gonçalo da Silveira
Ouve o programa ou faz download, clicando no ícone acima da imagem!
Comentários