+Viana: “Sanitop, liderança e inovação”
Emissões: Sexta, 19.05.17 (12h30 e 18h30) | Domingo, 21.05.17 (20h)
Fundada em Viana do Castelo em 1993, com foco na eficiência energética, energias renováveis, conforto e soluções para reabilitação, a empresa em destaque este mês no “+Viana” é a líder nacional no ramo da distribuição de materiais para instalação sanitária e de climatização.
Prestes a celebrar 25 anos e contando já com uma rede nacional de centros de atendimento profissional e 19 pontos de venda, a SANITOP – liderada por Johan Stevens – emprega atualmente 160 colaboradores, maioritariamente naturais de Viana do Castelo e apresenta um volume anual de faturação de 31 ME.
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
Tido como um empresário de visão, Johan Stevens, fundador e diretor executivo da SANITOP é também ele “um filho da terra”. Há décadas que a família Stevens está intimamente ligada à história do Alto Minho, depois de terem vindo da Bélgica para dar consultadoria nos Estaleiros de Viana do Castelo.
Com o sonho de se transformar num empresário de sucesso e depois de um período de 20 anos na Bélgica – onde acabou o ensino secundário e superior – Johan regressou a Viana do Castelo com a sua esposa e juntos fizeram nascer a SANITOP.
Reunindo-se desde cedo de recursos humanos “com valor” e procurando o crescimento sustentável da SANITOP através de uma visão estratégica de expansão, Johan Stevens releva desde já que o “segredo do sucesso” da empresa está assente na qualidade da equipa que lidera, maioritariamente natural de Viana do Castelo.
A inovação esteve sempre presente na vida da SANITOP. Johan Stevens, acompanhado da responsável de comunicação Catarina Machado, confirmam que desde o inicio da atividade da empresa, sempre existiu a preocupação de apresentar ao mercado soluções mais eficazes e inovadoras. A empresa, que iniciou a atividade especializando-se na área do material de instalação, oferece atualmente um conjunto alargado de soluções, representando em exclusividade mais de três dezenas de fabricantes europeus em Portugal, nas áreas dos equipamentos sanitários e decorativos, sistemas para instalação, aquecimento, energia solar e ar condicionado (ouvir áudio).
Líder no mercado nacional, com a comercialização de mais de 30 mil referências, 19 pontos de venda e um volume de negócios acima dos 30 ME, Johan Stevens revela que o crescimento da empresa e a posição que hoje a SANITOP ocupa é fruto da atenção que esta dedica diariamente ao cliente final e às suas atuais necessidades, à cultura da própria empresa, à comunicação interna, à implementação do modelo “Kaizen Lean”, à motivação da equipa e ao investimento em inovação.
Considerando que a formação é uma das bases cada vez mais importantes na criação da competitividade e diferenciação neste setor, este tema tem sido uma das claras apostas da SANITOP nos últimos anos. Sediada na zona industrial do Neiva, onde se encontra o principal centro logístico da empresa, em 2010 a SANITOP voltou a inovar ao criar a Academia Sanitop.
A estrutura apresenta-se como uma plataforma pedagógica de qualificação de pessoas, nomeadamente instaladores profissionais. Após o nascimento em Viana do Castelo e numa lógica de proximidade, a SANITOP já alargou este projeto a cidades como Aveiro, Lisboa e Faro. A Academia SANITOP oferece vantagens competitivas para os profissionais do sector, permitindo-lhes manterem-se atualizados relativamente às melhores, mais atuais e inovadoras soluções do mercado, sempre com enfoque na sustentabilidade e eficiência energética, áreas que são cada vez mais importantes, não só para a melhoria do meio ambiente, mas também, para a redução da fatura energética das famílias (ouvir áudio).
Com um forte investimento em infraestruturas na década de 2000, nomeadamente na sua nova base logística, a SANITOP – operando no setor da construção – foi uma das empresas que fortemente a grave crise dos últimos anos.
Com o “arrefecimento” da construção civil no país e a respetiva quebra de mercado, a empresa sentiu necessidade de se restruturar internamente e simultaneamente alargar a atividade a novas as áreas de produto. A internacionalização foi um dos caminhos que a empresa seguiu, sendo atualmente também uma referência em diversos países europeus e africanos (ouvir áudio).
Atento ao futuro do setor e perspetivando o crescimento da empresa que lidera, Johan Stevens classifica a “reabilitação urbana” como o caminho no qual se deve apostar, premissa assente no atual crescimento do turismo e maior investimento estrangeiro em Portugal.
Nutrindo uma paixão por Viana do Castelo semelhante à que tem pela atividade que exerce, o diretor executivo da SANITOP projeta o futuro da empresa a partir da cidade onde “cresceu”. Os planos do empresário apontam para o crescimento da SANITOP acima da média do mercado, através da inovação e tecnologia, do comércio online e no alargamento da rede de lojas.
Com um constante investimento em infraestruturas e tecnologia, de forma a tornar ainda mais eficiente o trabalho desenvolvido pela empresa, a SANITOP continua a trilhar o seu caminho procurando sempre associar a melhor relação qualidade/preço dos seus produtos à atitude de responsabilidade global. Para Johan Stevens, a empresa está no mercado para proporcionar as melhores soluções técnicas e não apenas para vender produtos isolados. Nesse sentido, a SANITOP promove, de dois em dois anos, o Fórum Sanitop, um evento de grande dimensão que junta mais de 2000 pessoas e que assim procura dinamizar uma forte relação entre os profissionais, os fabricantes e os parceiros da empresa (ouvir áudio).
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
+Viana: “Sanitop, liderança e inovação”
Emissões: Sexta, 19.05.17 (12h30 e 18h30) | Domingo, 21.05.17 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative
Biografia
Johan Jozef Willy Stevens
Nasceu no ano de 1964 em Viana do Castelo, filho do Eng.º Louis Stevens que tinha vindo, no ano anterior, a prestar serviços como consultor de métodos de trabalho nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.Até 1988, prosseguiu a sua escolaridade na Bélgica, concluindo, em Bruxelas, uma pós-graduação em Gestão de Empresas, com especialidade em Negócios Internacionais.
De 1989 a 1992, foi assistente do diretor-geral da maior empresa belga no sector da comercialização de material sanitário, a Van Marcke.
Em 1993, vem com a esposa para Viana do Castelo e inicia um projeto empresarial na área do material sanitário e de climatização, a Sanitop.
Em 2008 recebeu a Distinção Profissional do Rotary Club de Viana do Castelo e foi distinguido no âmbito do Alto Minho Business Awards 2008, organizado pelo Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, com o Prémio Empreendedorismo.
É vice-presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, membro do Conselho Consultivo da APCMC (Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção) e é, também, membro do Conselho Económico e Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
É sócio-gerente das empresas portuguesas Sanitop (material sanitário e de climatização com destaque para as energias amigas do ambiente) e da Felposa (imobiliária) e da empresa belga Bvba IDE.
Comentários