+Minho: “Chip7 – Viana do Castelo”
Emissões: Sexta, 13.05.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 15.05.16 (20h)
Hoje vamos falar de informatica, de tecnologia, de inovação.
O +Minho desta semana foi ao encontro de Manuel Moreira. O empresário nascido em Portugal, cresceu para o ramo da informatica em Moçambique e na Africa do Sul, países onde se formou e onde iniciou a sua carreira profissional. Após 10 anos ao serviço de uma multinacional de renome mundial, Manuel Moreira regressou ao seu país e juntamente com o pai fazem nascer a MQM, uma empresa de informatica e de mobiliário de escritório que deixou marca em Viana do Castelo.
Hoje, com mais de 3 decadas de experiencia no setor da informatica e derivados, Manuel Moreira é o rosto da CHIP7 de Viana do Castelo, a empresa convidada no +Minho da semana.
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
A CHIP7 é um franchise de referência no mercado nacional. A empresa criada há 22 anos tem como objetivo criar a maior rede nacional especialista em Informática de produtos e serviços, enaltecendo as suas mais valias de definição geográfica e o “know how” dos seus técnicos. A missão da marca passa por fazer a diferença no mercado da informática sendo uma empresa competitiva, especialista e sempre ao dispor do cliente.
Foi nestes valores que Manuel Moreira encontrou o eco das suas ambições. Empresário com longo currículo na área da informatica, Manuel trabalhou durante 10 anos na Olivetti na Africa do Sul, uma das mais prestigiadas multinacionais do setor. Em 1994 decide regressar a Portugal e juntamente com o pai, cria a empresa MQM na Praça da Galiza em Viana do Castelo. Pioneiros no setor, em época de autentica revolução tecnológica, a MQM deixou uma clara marca na cidade de Viana, não só na venda e assistência informatica como também na venda de mobiliário de escritório.
Foram anos dourados no setor da informatica e na venda de material de escritório. Manuel Moreira, sempre mais dedicado às reparações e assistência técnica, estabelece na altura uma parceria com a antiga empresa onde trabalhou e a empresa vê os créditos aumentarem, chegando a empregar 5 pessoas nos seus quadros.
A crise e a concorrência obrigam a MQM a restruturar-se anos mais tarde. Contudo, numa altura em que a informatica começava a tornar-se acessível a todos e a ser cada vez mais fundamental na gestão das empresas, Manuel Moreira capitalizou ao máximo um período de clara expansão empresarial no país (ouvir áudio).
Em 2003, a MQM muda de instalações.
A procura de um espaço de maior dimensão que suportasse mais área de exposição e de armazém levou a empresa a instalar-se na Encosta das Mimosas. A competitividade do setor e a necessidade de ganhar maior capacidade negocial obrigaram a empresa a restruturar e a integrar uma das maiores redes nacionais do ramo informático – A CHIP7.
Aderir à rede CHIP7 em 2009 foi uma decisão acertada, refere Manuel Moreira. A mudança operada permitiu ao empresário oferecer mais eficacia ao nível da assistência, fruto do conhecimento alargado proporcionado pela rede CHIP7, bem como uma maior competitividade ao nível do preço final dos produtos que comercializa, alem de outros benefícios para o cliente final.
Apesar das muitas mais valias de pertencer a este franchise, do ponto de vista empresarial, Manuel Moreira e a empresa que dirige, estão obviamente longe de conseguir competir com as grandes superfícies nas margens de lucro ou na optimização do negócio, contudo, do ponto de vista do preço, o cliente consegue muitas vezes encontrar na CHIP7 de Viana do Castelo, preços mais baixos do que nos “grandes tubarões” da industria. E se o preço é uma mais valia, ao adquirir produtos ou serviços na CHIP7 de Viana do Castelo, a relação de proximidade e de amizade que se cria, permitem laços de maior confiança nas relações comerciais.
O desafio da CHIP7 de Viana do Castelo é constante. Num mundo onde a tecnologia assume cada vez mais um papel de relevo e onde as novidades surgem da noite para o dia, a formação do empresário é fundamental (ouvir áudio).
A CHIP7 de Viana do Castelo é uma referência no âmbito da assistência técnica.
Os números são bem claros para Manuel Moreira: A assistência técnica representa quase 70% do valor de faturação da empresa, relegando as vendas para um segundo plano. O empresário explica estes factos com a existência das grandes superfícies e classifica ainda a “concorrência desleal” como uma ameaça constante ao negócio que dirige.
Para combater estas ameaças, Manuel Moreira valoriza a sua competência, resultado da larga experiencia profissional que detém, a sua honestidade e a seriedade nos negócios e serviços que presta. Uma transparência e humildade que se reflete também na politica de responsabilidade social da empresa através dos diversos protocolos que esta tem para com várias entidades locais, permitindo o acesso gratuito a diversos serviços na CHIP7 de Viana do Castelo (ouvir áudio).
Manuel Moreira é rosto da CHIP7 de Viana do Castelo.
Embutido um espirito “multi-task”, é Manuel Moreira quem recebe os clientes, quem presta assistência e quem dirige administrativamente a empresa. O empresário confessa dedicar muitas horas por dia ao seu negócio, limitando o tempo livre que gostaria de ter para outras tarefas. A situação do país conta, “não permite assumir neste momento maiores riscos na contratação de pessoal”.
Como qualquer outra empresa, a gestão da CHIP7 tem de ser rigorosa. Um dos problemas nessa gestão diz Manuel Moreira, é equilibrar o valor das vendas com as despesas da empresa e a dificuldade em receber por parte dos clientes. Apesar de serem muitas, as dificuldades na gestão da empresa e do mercado em geral não desmotivam Manuel Moreira. O gosto pela atividade, o empenho e a determinação em tudo em que se envolve, são imagem de marca do empresário.
A CHIP7 de Viana do Castelo já conta com 7 anos de existência. Instalada na “Encosta das Mimosas” na Abelheira, a empresa sonha continuar a prosperar, contribuindo para um maior desenvolvimento da comunidade onde está inserida, sendo esse também um dos objetivos pessoais de Manuel Moreira. O empresário é um “bairrista” defensor das qualidades da cidade onde trabalha e reside. Na reta final desta conversa, o nosso convidado deixa o incentivo ao desenvolvimento de Viana, papel que tem de ser de todos mas que “deve contar com um contributo especial dos empresários” (ouvir áudio).
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
+Minho: “Chip7 – Viana do Castelo”
Emissões: Sexta, 13.05.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 15.05.16 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative
Comentários